Curso de Técnico em Estética
O mercado de beleza e estética no Brasil oferece muitas oportunidades. Isso porque a população se preocupa bastante com o autocuidado e a vaidade pessoal. Desse modo, escolher trabalhar nesse ramo é uma opção segura em relação ao emprego e à renda, sendo o ponto inicial de uma carreira de sucesso na área.
Esse é um setor que está em crescimento, uma vez que as pessoas buscam por procedimentos estéticos para que possam se sentir cada vez mais bonitas. Com a procura e o investimento na área, surgem sempre novos procedimentos que precisam de profissionais especializados para lidar com eles.
O técnico em estética é o profissional responsável não só por operar equipamentos na realização de procedimentos estéticos, mas também por aplicar massagens e outros procedimentos. É ele o responsável por garantir que tudo será realizado com segurança, visando preservar a integridade do paciente. É de responsabilidade desse profissional entender as necessidades de cada cliente, indicando o procedimento mais adequado e fazendo a aplicação.
COMO FUNCIONA O CURSO TÉCNICO EM ESTÉTICA?
O curso técnico em estética habilita o aluno para atuar profissionalmente como esteticista, realizando procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares, avaliando corretamente as condições da pele e com conhecimento amplo sobre as tecnologias e os produtos cosméticos mais adequados para cada caso.
A ENFETEC oferece laboratórios estruturados e equipados para que os alunos tenham a vivência real dos procedimentos, adquirindo experiência ainda durante o curso. As principais matérias estudadas ao longo do curso são: estética facial e terapia capilar, estética corporal e estética e spa.
Após a conclusão do curso, é emitido um certificado registrado no CEE MT através da própria instituição onde o aluno se formou, comprovando a realização do curso e a aptidão para atuar no mercado de trabalho. Os profissionais de estética atuam em diversos segmentos, como: salões de beleza, academias, clínicas de estética, clínicas médicas, spas, navios, hotéis, entre outros.
QUEM PODE FAZER UM CURSO DE TÉCNICO EM ESTÉTICA?
A modalidade de ensino é oferecida de forma integrada ou subsequente. Ou seja, para se matricular no curso técnico em estética, o aluno precisa ter idade mínima de 16 anos e estar cursando ou já ter concluído o ensino médio.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
De acordo com o CNCT (Catálogo Nacional de Cursos Técnicos), o técnico de estética possui registro na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) que é identificado com a numeração 322130. Dentre os setores que empregam o profissional, estão:
Spas;
Clínicas e centros de estética;
Clínicas de cirurgia plástica;
Salões de beleza;
Academias;
Hotéis e resorts;
Visagismo;
Consultoria;
Empresas do setor de cosméticos;
Empresas que fabricam equipamentos do setor de estética.
PRESENCIAL
O curso na ENFETEC é modalidade presencial tem aulas frequentes que podem ser em dias diferentes ou durante todos os dias da semana. A carga horária costuma ser mais alta, já que é necessário a presença do aluno na instituição de ensino.
As atividades e provas são realizadas na instituição de ensino e, para conseguir aprovação nas matérias, é necessário ter 70% de frequência mínima nas aulas, além das notas mínimas estipuladas para cada disciplina.