Curso Técnico em Enfermagem
A Enfermagem é uma área que vem ganhando bastante espaço nos últimos anos, não só pelo aumento na quantidade de hospitais, mas também pelo aumento dos serviços de cuidado em domicílio. Fazer um curso técnico é uma forma mais rápida de ter boas oportunidades nesse mercado de trabalho.
Como funciona o curso técnico em enfermagem?
Geralmente a formação técnica dura dois anos. Após a conclusão, o profissional irá trabalhar supervisionado de um enfermeiro e poderá prestar assistência em casos de maior complexidade, mas sempre acompanhado.
Quem se forma em um curso técnico é considerado um profissional de nível médio e tem um campo de atuação intermediário. No caso de técnicos em enfermagem, é mais limitado em relação ao enfermeiro e mais amplo comparado ao auxiliar.
Esses profissionais ajudam em diversas frentes, como: oferecer apoio ao enfermeiro no planejamento das atividades da área, atuar no controle e prevenção a doenças, prestar assistência a pacientes em estado mais grave e controlar o risco de infecção hospitalar.
Quem pode fazer um curso técnico em enfermagem?
Para poder atuar como técnico em enfermagem, não é necessário ter feito um curso de graduação na área, mas é necessário que o curso técnico seja feito em uma escola registrada junto aos órgãos competentes. Além disso, boa parte das instituições exigem que o aluno tenha, no mínimo, 18 anos e com ensino médio completo.
Áreas de atuação do técnico em enfermagem
O técnico em enfermagem pode trabalhar em diferentes segmentos ligados ao setor de saúde, como: hospitais, clínicas, consultórios médicos, laboratórios, ambulatórios e serviços de home care. Também é possível prestar concurso para ser funcionário público ou atuar como autônomo.
Após a conclusão do curso, o profissional está pronto para atuar em diferentes espaços. Listamos algumas áreas de atuação:
Enfermagem geral
A função será auxiliar o enfermeiro na reabilitação dos pacientes em hospitais ou clínicas. Também é possível trabalhar em lugares que oferecem exames laboratoriais.
Enfermagem geriátrica
O profissional trabalha com idosos, proporcionando cuidados básicos de saúde que sejam necessários. Também devem ser analisados as condições físicas, mentais e emocionais do paciente, para que os cuidados sejam feitos corretamente.
Enfermagem médico cirúrgico
O técnico irá atuar nos centros cirúrgicos, fazendo parte do time de médicos e enfermeiros para que os procedimentos cirúrgicos ocorram de forma adequada. Suas principais funções são: organizar a sala, ajudar o paciente no transporte da maca para a mesa de cirurgia e vice-versa, assessorar o anestesista na indução e reversão do procedimento anestésico, registrar todas as informações no prontuário, entre outras.
Assistência em urgência e emergência
O objetivo é preparar o profissional para atuar em casos de urgência e emergências em hospitais, dando suporte adequado na recepção dos pacientes, curativos e na aplicação de medicamentos por via venosa ou subcutânea, oral e muscular.
Materno Infantil
O setor de maternidade de um hospital busca cuidado no atendimento da gestante e do recém-nascido. Os médicos e enfermeiros precisam do trabalho do profissional técnico para atuar nos setores de UTI neonatal, emergência obstétrica, entre outros.
Enfermagem em Infectologia
Ao trabalhar na área de pessoas com doenças infecciosas em um hospital ou clínica, as funções do técnico de enfermagem são: controlar as visitas, manter os infectados isolados de outros pacientes e, caso seja necessário, cuidar para que sempre utilize material de proteção, como óculos, luvas, gorros e máscaras descartáveis.
Técnico de Enfermagem no trabalho
O técnico em enfermagem do trabalho é um dos profissionais que oferecem suporte no ambiente de trabalho, atuando com foco em socorro e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
De acordo com a Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho (Anent), o técnico está apto a realizar a maioria das atividades em sua área, exceto as privativas do enfermeiro do trabalho.
Em geral, esses profissionais estão presentes em empresas nas quais há ambulatório médico interno, compondo as equipes do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).
enfermagem do trabalho têm respaldo na Resolução Cofen nº 238/2000, que fixa normas para qualificação em nível médio de enfermagem do trabalho.